sábado, 14 de maio de 2011

O renascer. O Dr. Armando Morais Soares


Armando Eusébio de Morais Soares

Fotografia de Armando Eusébio de Morais Soares, na capa de um livro sobre a sua vida.Nasceu em Vilartão, concelho de Valpaços, em 11 de Março de 1902. Instalado na "República Transmontana" em Coimbra, onde se licencia em Medicina em 1928. Em Coimbra, distinguiu-se pela muita solidariedade e ajuda aos que precisavam.
Filho de uma família abastada, regressa ao torrão natal encetando uma longa vida de apostolado filantropo e humanitário, exercendo a medicina gratuita, sem nunca ter cobrado um centavo aos seus pacientes, embora tivesse, muitas vezes, de se deslocar aos domicílios, primeiro a pé e a cavalo e depois de automóvel. Ia, de noite e de dia, correndo riscos, por uma vasta área, num raio de 30 quilómetros, até Sendim, Rebordelo (Vinhais), Aguieiras, Vilar de Ouro (Mirandela), Cimo de Vila da Castanheira (Chaves), Santa Valha e Sonim (Valpaços). Foi apelidado de "último Doutor João Semana", porque para além de servir gratuitamente ricos e pobres, ainda dava medicamentos aos mais necessitados.
A sua grande amizade, desde Coimbra, com Gonçalves Rapazote, leva-o a gozar de uma imunidade que lhe permitiu albergar, em sua casa, republicanos espanhóis que fugiam dos franquistas durante a Guerra Civil de Espanha, e de muitos comunistas portugueses, durante a ditadura de Oliveira Salazar, quando se sentiam acossados pela PIDE. Paradoxalmente, após o 25 de Abril de 1974, é o mesmo Gonçalves Rapazote, ex-Ministro do Interior, fugido aos "desmandos revolucionários", que lhe pede refúgio. Obviamente, um coração tão grande e tão generoso, não podia negar a protecção do seu maior amigo, que lhe aparece, sem passaporte e sem dinheiro. Conduziu-o à Fronteira de Travancas/Arsádicos.
Foi Presidente da Câmara Municipal de Valpaços e em 10 de Outubro de 1990, o Presidente deste município, Francisco Tavares, promoveu-lhe sentida e justa homenagem, entregando-lhe a Medalha de Prata Municipal.
Faleceu no dia 22 de Março de 1998.
Baseado neste artigo e neste
Consultados em 20 de Junho de 2010


Fonte: Extraído de Valpaços on line
Consultado em 18 de Junho de 2010

2 comentários: